"Quando estamos com fome, comemos, mas, antes de ficarmos famintos, costumamos planejar como vamos conseguir a comida. Com nossa sáude deveria ocorrer o mesmo. Ao adoecer, você procura um médico, mas, antes de ficar doente, você deveria planejar como permanecer saudável." Dra. Jennifer Peterson

ESTAR SAUDÁVEL OU TER SAÚDE?


Existem algumas perguntas na mente de todos nós onde as respostas ainda são muito controversas, tais como:

  • O que significa estar saudável ou ter saúde?
  • Qual a sensação de estar saudável ou ter saúde?
  • O que você é capaz de fazer para estar saudável ou ter saúde?
  • Como você sabe que está saudável ou que você tem saúde?

A questão é: existe alguma diferença entre estar saudável e ter saúde? Ter uma ou outra forma de pensar pode influenciar a sua vida?

Podemos dizer que sim, influencia e muito. Ter saúde é algo estático, imóvel. Se você tem uma imagem estática de saúde ela pode estar projetada no futuro, algo a ser alcançado e não algo que você está vivendo no momento.

Estar saudável é uma coisa na qual você está ativamente envolvido exige ação. Se você tiver uma imagem mental de estar saudável, ela provavelmente envolverá uma sensação de movimento. A idéia de estar saudável significa que você tem objetivos. Estar doente significa que você perde a liberdade de buscar esses objetivos. A saúde deve ser encarada como um processo, algo que você está criando de forma ativa.

Saúde não é um estado estático. Nosso corpo se ajusta o tempo todo, de acordo com as situações e circunstâncias. As doenças, perdas, tristezas estão presentes o tempo todo em nossa vida, é algo inevitável. Cada indivíduo encara estes fatos de maneira muito particular e individual. Nosso corpo tem habilidades de auto-cura fantásticas, muitas vezes ele reage sozinho, automaticamente e de maneira muito eficiente. Outras vezes a ajuda externa é necessária para recuperar o equilíbrio do organismo, uma orientação médica, um medicamento, um procedimento cirúrgico, etc.

Chega-se então a conclusão de que existe uma distinção clara entre permanecer saudável e curar-se de uma doença. A doença é o último sinal de que alguma coisa está errada e exige que tomemos alguma atitude.

Existem algumas linhas de pensamento que afirmam que deveríamos ser capazes de curar nossas enfermidades sem tratamento médico e, se a doença permanecer, é porque não houve comprometimento e esforço suficiente. É um pensamento muito equivocado pois o desenvolvimento de uma doença é muito complexo, muitas vezes não se conhece uma causa nítida. As doenças são conseqüência de algum desequilíbrio no nosso corpo e que existe a necessidade de tomarmos providências para recuperá-lo. Até certo ponto podemos com certeza recuperar este equilíbrio entretanto algumas vezes, a partir daí uma ajuda é necessária. Assim como a doença é uma combinação de vários fatores, muitos deles além do nosso controle, a cura também. A atitude mais inteligente a fazer é assumir o controle daquilo que está ao nosso alcance. Assumirmos hábitos mais saudáveis, mudar nossa maneira de pensar e encarar as coisas são recursos muito úteis, o conhecimento médico com as mais avançadas técnicas e sofisticados medicamentos também são recursos que podemos usar para nos manter saudáveis.

O importante de tudo isso é o compromisso pessoal com o próprio bem estar e passar a ter uma posição ativa neste sentido.



“Administrar medicamentos para doenças que já se desenvolveram e reprimir rebeliões que já começaram é comparável ao comportamento das pessoas que começam a cavar um poço depois de sentir sede e daquelas que começam a se armar depois de já estarem envolvidas no combate. Será que não é muito tarde para essas ações?”

The Yelow Emperor’s Classic Of Internal Medicine, 200 a.C.