"Quando estamos com fome, comemos, mas, antes de ficarmos famintos, costumamos planejar como vamos conseguir a comida. Com nossa sáude deveria ocorrer o mesmo. Ao adoecer, você procura um médico, mas, antes de ficar doente, você deveria planejar como permanecer saudável." Dra. Jennifer Peterson

Medicina Convencional, Medicina Preventiva e Especializada e "Coaching de Saúde": diferenças básicas


Vamos imaginar que uma pessoa esteja obesa e para melhorar sua expetativa de vida precise perder peso e, por qualquer razão, considere isso um obstáculo. Ela teria hoje as seguintes opções de atendimento a escolher:

1. Medicina Convencional:

O Clínico Geral iria levantar o maior número de informações sobre o paciente em relação à obesidade, por meio de seu histórico de doenças anteriores, doenças familiares, medicações e tratamentos que já realizou, etc. Iria discutir com ele o resultado deste levantamento e finalizaria a consulta com uma recomendação, normalmente escrita como um manual, e entregaria ao paciente.

2. Medicina Preventiva

Um médico que atue nesta área solicitaria uma bateria de testes de laboratório, radiológicos, etc..., analisaria os resultados e finalizaria o processo aconselhando a mudança de hábitos alimentares, atividade física, suplementação nutricional, orientando para que periodicamente retornasse para repetir todos os exames preventivos.

3. Medicina Especializada em Obesidade (Endocrinologia, Nutrologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, etc...)

Um especialista em obesidade vai verificar qual a necessidade da perda de peso e iria indicar ao paciente, o uso de medicações e técnicas mais recentes que refletem sua vasta experiência especializada e atualizada na área.

4. Coach de Saúde:

Num processo de "Coaching de Saúde", o paciente irá verificar, por meio de questionamento, quem ele é hoje, o ambiente em que vive os relacionamentos que cultiva, quais são os seus valores e necessidades. Juntos irão analisar as opções eventualmente dadas pelo Clínico Geral, pela Medicina Preventiva e pelo Especialista, percebendo as vantagens e desvantagens de cada abordagem médica e suas opções, analisando as melhores estratégias para alcançá-las. O "Coach de Saúde" não procura substituir estas atividades e sim otimizá-las e torná-las mais eficientes ao contexto de cada paciente. O "Coach de Saúde" irá facilitar que o próprio paciente entenda a sua situação, dentro do seu modo particular de vida. Irá ajudar a perceber as dificuldades e as opções que tem para solucionar seu problema, e que o leve a ser quem realmente sempre quis ser.

O grande diferencial do "Coaching de Saúde" é a preparação de pessoas em conhecimento, habilidades, técnicas, dando o apoio e promovendo a motivação necessária para conquistarem a sua melhor condição de saúde dentro de sua realidade individual.