"Quando estamos com fome, comemos, mas, antes de ficarmos famintos, costumamos planejar como vamos conseguir a comida. Com nossa sáude deveria ocorrer o mesmo. Ao adoecer, você procura um médico, mas, antes de ficar doente, você deveria planejar como permanecer saudável." Dra. Jennifer Peterson

A SAÚDE NA VISÃO DE UM COACH



“O importante na vida não é descobrir quem você é mas construir a pessoa que você quer ser.” Bernard Shaw


Muito se discute sobre uma definição mais precisa de saúde. O que é estar saudável ou ser alguém saudável? Certamente saúde é muito mais do que não estar doente. Saúde física é principalmente uma habilidade, a capacidade para tomar decisões, agir e apreciar aquilo de que gostamos, é a habilidade de nos curarmos.

A Saúde vem naturalmente de nosso estilo de vida, relacionamentos, dieta, onde e como vivemos. A saúde não é um bem, mas um processo. É o resultado de ações, da nossa maneira de pensar e sentir. É um estado de existir.

Tem-se observado cada vez mais que é difícil separar os fatores físicos e mentais de uma doença. A Mente e o Corpo se auto influenciam tendo como resultado saúde ou doença. Não é somente o corpo que fica doente, as pessoas adoecem.

A prática do “Coach de Saúde” é uma metodologia complementar ao modelo de medicina existente, não procura substituir ou oferecer uma alternativa. A medicina moderna é muito eficiente e está altamente avançada no tratamento de infecções, traumas, emergências cardiológicas e cirúrgicas. Ela verdadeiramente salva muitas vidas. Entretanto existem algumas enfermidades, tais como alergias, asma, câncer, diabetes, obesidade, dependências físicas, etc., em que a medicina não controla completamente os resultados e ainda tem muitos questionamentos a serem respondidos.

Muito se sabe, muito se ensina e muito se aprende nas escolas médicas a respeito de mecanismos de doenças, mas pouco, ou quase nada, se discute sobre os mecanismos de saúde. Por que algumas pessoas expostas a um determinado fator desencadeante desenvolvem uma patologia e outras não? Por que algumas pessoas fumam, tem maus hábitos alimentares e vivem 80 anos enquanto outras não?

No processo de "Coaching de Saúde" procuramos observar o que as pessoas saudáveis fazem para se manterem assim ao invés de observar os doentes e não fazer o que eles fazem para ficarem assim. Estudamos o processo de saúde. Não buscamos simplesmente oferecer um modelo “certo” se buscar a saúde, procuramos enriquecer o modelo individual de cada pessoa. O "Coaching de Saúde" é uma metodologia para fazer a diferença na vida das pessoas e ajudá-las a obter aquilo que elas desejam. O objetivo é ser saudável.

A mensagem principal que o "Coaching de Saúde" deseja passar é que “As pessoas podem influenciar sua saúde física.” A saúde pertence a cada um de nós para criar cada dia em nossa vida.

O "Coaching de Saúde" apenas mostra o caminho a seguir, no entanto, é você que coloca as fundações, ergue as paredes e cobre o telhado, de maneira sólida e duradoura. O "Coaching de Saúde" é apenas um arquiteto, um "Arquiteto do 'Bem Estar' "

AFINAL, O QUE É UM "COACH DE SAÚDE"?


Todos querem mudar algo em suas vidas - mudar para melhor. Todos querem ir adiante com força, eficácia, elegância, satisfação e alcançar o melhor desempenho emocional, espiritual e físico.

  • Qual será sua escolha quando reconhecer o que é melhor para sua saúde?
  • Como será seu progresso profissional quando puder ter plena disposição física e mental para aplicar inteiramente suas habilidades e aptidões?
  • Como será sua vida quando alcançar o seu melhor vigor físico?
  • Se considerarmos estas possibilidades, como você poderá encontrá-las?

Um Coach é um profissional que auxilia as pessoas a estabelecerem metas para sua vida e definir os passos necessários para alcançá-las, dando a elas motivação, provendo apoio incondicional, identificando suas forças e as ajudando a enxergar a “Luz no Final do Túnel”.

O Coach estimula às pessoas a descobrirem soluções criativas que elas precisam, dentro da sua realidade pessoal, lhes dando melhores condições para alcançar suas metas. Em resumo o Coach provê um ombro para se apoiar, ele pode ser uma caixa de ressonância para suas queixas, é também uma fonte imparcial e confiável de informações.

Um "Coach de Saúde" pode ser tudo isso e ainda mais.

O "Coach de Saúde" é um profissional treinado para ajudá-lo a entender melhor a sua condição de saúde. Mesmo sendo médico, ele não substitui seu médico assistente. O
"Coach de Saúde" tem as informações médicas que lhe darão um suporte adequado a respeito de decisões sobre o cuidado de sua saúde atuando em parceria com seu médico assistente. Ao assumir um papel ativo nestas decisões você terá condição de fazer as melhores escolhas e os hábitos saudáveis serão conquistados de forma consistente e duradoura.

O Coach trabalha com você através de sessões “habilmente administradas”. Muito do seu progresso acontece entre as sessões, quando você implementa as ações estabelecidas em comum acordo com o
"Coach de Saúde". No processo de "Coaching de Saúde" o foco são metas específicas de saúde e muitas delas também podem fazer mudanças em outros aspectos da sua vida, incluindo sua carreira e seu senso global de bem-estar.

VOCÊ UM CLIENTE DE "COACH DE SAÚDE"!


Se você fosse um cliente de "Coach de Saúde", o que você poderia desejar saber? Sobre o que falariam você e seu o "Coach de Saúde"?

A resposta é:

“TUDO O QUE LEVAR VOCÊ A OBTER INFORMAÇÕES E OBTER O APOIO INDIVIDUAL PARA TOMAR DECISÕES E ATITUDES ASSERTIVAS LHE DANDO CONDIÇÕES A ALCANÇAR RESULTADOS A PARTIR DE UMA METODOLOGIA INTELIGENTE DE ADMINISTRAR A SUA SAÚDE.”

Você e seu “Coach de Saúde” irão:

  • Falar a respeito de metas, estratégias e algumas vezes trabalhar em estabelecer limites saudáveis.
  • Encontrar maneiras que assegurem a você alcançar o que você precisa para se manter saudável e permanecer motivado.
  • Fortalecer outras áreas de sua vida que atuam como alicerce para a mudança de hábitos de saúde.
  • Desenvolver um plano para estabelecer uma rede de apoio das pessoas à sua volta e construir o ambiente que você precisa para assegurar o sucesso.
  • Implementar métodos para superar possíveis insucessos. Reverter, entender e aprender com os maus resultados.
  • Identificar hábitos e pontos de vista mais adequados que você precisa para superar as metas de saúde.
  • Encontrar novas opções para criar o tempo e buscar a energia que você irá precisar.
  • Comemorar as vitórias e realizações.

O "Coach de Saúde", entende como é importante você sentir que está no controle de sua saúde e de sua vida.