"Quando estamos com fome, comemos, mas, antes de ficarmos famintos, costumamos planejar como vamos conseguir a comida. Com nossa sáude deveria ocorrer o mesmo. Ao adoecer, você procura um médico, mas, antes de ficar doente, você deveria planejar como permanecer saudável." Dra. Jennifer Peterson

NÍVEIS DE SAÚDE


Sua saúde é a sua maneira total de ser, influenciada por muitos fatores: individual, psicológico, social, físico e nutricional. Há duas perguntas importantes:

  • Que fatores você pode influenciar?
  • Qual deles provocará mais mudança?

Foi desenvolvida uma maneira muito útil de pensar a respeito da influência que podemos ter em nossa saúde. São chamados de Níveis de Controle ou Níveis de Influência:

1. Ambiente

Neste primeiro nível identificamos onde os fatores que influenciam o resultado final estão presentes, como era este lugar, que época do ano aconteceu?

Aqui é importante fazer distinção entre o ambiente externo e interno. O ambiente externo consiste no meio onde a pessoa vive e as pessoas com as quais vive e se relaciona, o ambiente interno é seu próprio corpo, seu organismo.

O que você está colocando em seu ambiente interno?

  • Que qualidade de ar você está respirando?
  • Que qualidade de alimento está ingerindo?

Podemos ingerir a quantidades recomendadas de alimentos saudáveis, necessário para nosso sustento, porém se estes alimentos estiverem contaminados ou deteriorados, conseqüência de um fator ambiental externo, pode representar algum perigo.

O ambiente social também é importante. A qualidade de nossos relacionamentos tem um enorme impacto na saúde. Se não pudermos viver numa ilha e plantar nosso próprio alimento, precisaremos lidar com o ambiente da melhor maneira possível. Devemos fazer o que está ao nosso alcance.


2. Comportamento




Consiste basicamente nas nossas ações. É tudo aquilo que fazemos. No processo de "Coaching de Saúde" buscamos as respostas às seguintes perguntas:

  • O alimento ingerido regularmente é saudável?
  • Que atividade física é praticada regularmente?
  • Quais são os hábitos relacionados com fumo, bebidas, drogas, etc...

Para a manutenção da boa saúde precisamos evitar hábitos prejudiciais e cultivar hábitos saudáveis. Se o primeiro nível, o ambiente, estiver com problemas, a ação, o comportamento de buscar soluções, buscar alternativas pode mudar ou amenizar o impacto do meio ambiente.

Agora, para que este comportamento seja eficiente é necessário a evolução para o terceiro nível.


3. Capacidade

Neste nível analisamos o "como" o comportamento é realizado. Avaliamos as ações e hábitos repetidos e constantes.

No trabalho de "Coaching de Saúde" motivamos o cliente a encarar suas ações de maneira eficiente e efetiva.

Não é prejudicial ingerir ocasionalmente um pedaço de bolo, um biscoito e refrigerante, mas uma dieta que os inclua continuamente aumenta os riscos de obesidade, diabetes e problemas dentários...

Geralmente observamos que os hábitos não são interrompidos pela força de vontade mas, sim, pela descoberta do objetivo por trás do hábito e pelo esforço para alcançá-lo de modo mais saudável. Chamamos a isso de “Estratégias”, são as formas de pensar e agir. Todos temos estratégias alimentares, por exemplo, que alimentos ingerir, onde comprar e como prepará-los, que exercício físico fazer, onde e em que quantidade, quando praticá-lo. Temos também estratégias de relacionamentos, como mantemos nosso ambiente familiar e social, como influenciamos e nos deixamos influenciar por aqueles que nos rodeiam. As estratégias são ações habituais. A psicologia e a medicina comportamental mostram que a depressão e o pessimismo estão associados a evolução de determinadas doenças.

Quando fazemos algo e de maneira habitual temos este comportamento porque acreditamos e valorizamos algo. O nível da capacidade é influenciado por sua vez pelo quarto nível.




4. Crenças e Valores



Crenças são os princípios que orientam nossas ações.

Se acreditamos realmente que o fumo é prejudicial à saúde iremos nos afastar deste hábito, porém outros fatores podem determinar crenças que mantenham o hábito de fumar. Por exemplo, se alguém acredita que um ou dois cigarros por dia não fazem mal nenhum, ou se a mídia mostrar, de maneira errônea, que o fumante tem sucesso em todas as áreas da vida.

As crenças determinam como enxergamos a nós mesmos, como reagimos aos outros e o significado que damos às situações que vivemos. Algo que consideramos puramente mental (uma crença) tem um efeito real e tangível em nosso corpo. A ciência comprova cada vez mais que o resultado da maiorias dos tratamentos está ligado à crença no sucesso deste tratamento.

Valores são as coisas que são importantes para nós, são as coisas que buscamos – saúde, riqueza, felicidade, segurança, amor.

Os valores agem como ímãs em nosso comportamento. As pessoas não mudarão, a não ser que acreditem que haja um bom motivo para isso e que lhes proporcione alguma coisa importante ou as afaste de alguma coisa que desejam evitar.

Crenças e Valores bem definidos podem afetar os níveis anteriores, buscamos ambientes onde essas crenças e valores são fortalecidas, nos envolvemos com pessoas que tem afinidade essas crenças e valores, o nosso comportamento e a qualidade deste comportamento também é afetado.

O quinto nível é determinado pela constância e coerência do quarto nível.


5. Identidade


Autoconsciência plena, as crenças e valores fundamentais que, em sua opinião, definem você e sua missão na vida. A identidade pessoal tem uma profunda influência na saúde das pessoas. Alguém quando se considera doente, sempre terá algum problema de saúde, simplesmente porque a doença faz parte de sua identidade. Uma pessoa não é sua doença. Uma forma mais eficiente é se ela considerar que “está com um problema de saúde”, é muito diferente. Hoje você pode estar doente mas não é uma condição definitiva, mesmo que a medicina não dê a resposta, esta pode vir algum dia.

Assim como nos outro níveis uma identidade bem estabelecida determina o próximo nível.

6. Além da Identidade

Este nível define nossa ligação com os outros e com aquilo que é mais do que a nossa identidade. Este nível mostra nossa ligação com algo maior do que nós. Todos temos necessidade de fazer parte de algo além do nosso controle, este nível mostra o grau de comprometimento com coisas que estão fora de nós mesmos, aqui o importante á a busca da unidade entre todos os níveis de nossa vida.

De maneira prática o que podemos fazer para que em cada nível possamos melhorar nossa condição de saúde?

1. Ambiente: Criar e manter relacionamentos fortes

2. Comportamento e Capacidade: formar hábitos e estratégias saudáveis.

3. Crenças e Valores: nos tornar conscientes de nossas crenças e do que é importante para nós. Solucionar as crenças conflitantes e trocar as crenças limitantes em crenças mais úteis que apoiem nossa busca pela saúde.

4. Identidade e Além da Identidade: buscar um alinhamento de todos os níveis.

Nenhum comentário: