"Quando estamos com fome, comemos, mas, antes de ficarmos famintos, costumamos planejar como vamos conseguir a comida. Com nossa sáude deveria ocorrer o mesmo. Ao adoecer, você procura um médico, mas, antes de ficar doente, você deveria planejar como permanecer saudável." Dra. Jennifer Peterson

RESPIRAR É VIVER



Respirar é viver. Precisamos de oxigênio em abundância para a manutenção da saúde de nosso corpo. Sem oxigênio, morreríamos em três minutos. Apesar de ser esta uma questão óbvia e uma verdade eterna, a respiração é muitas vezes negligenciada, e como resultado, a saúde é prejudicada.
A deficiência de oxigênioTalvez você se surpreenda ao saber que a deficiência de oxigênio é responsável pelo agravamento de várias doenças do corpo e da mente, e nosso mundo moderno não está ajudando neste quesito. A poluição e as toxinas tornam mais difícil para as nossas células obterem o oxigênio de que necessitam … da mesma forma o estresse, a ansiedade e outras emoções reprimidas nos privam de oxigênio através da manutenção de uma respiração restrita e superficial.
Digamos que, quando você se sentir estressado, ansioso, ou quando reprimir suas emoções, você não estará respirando adequadamente. E quando isso acontece, você está enviando menos oxigênio para as células, o que pode significar que você terá condições de raciocinar tão bem como também seu físico não estará em plenas condições.
Por que nós respiramos superficialmente?
Acredita-se que as pessoas usam a respiração superficial para desligar o processamento das emoções. Se você está sob estresse, respiração superficial ajuda a aliviar as sensações negativas que as emoções podem provocar. Infelizmente, quando você não se permite sentir as emoções, prendendo dentro de você, os sentimentos e pensamentos negativos irão se repetir mais e mais. É provado que estes sentimentos não processados, com o passar do tempom podem provocar diversas doenças.
Prática, prática, prática
Uma resposta é a prática da respiração profundamente todos os dias. A princípio, sempre que você lembrar, respira profundamente. Há um velho ditado que diz “a prática leva à perfeição”.
Quando você está dirigindo seu carro, local onde muitos de nós gasta muito tempo, diariamente, observe sua respiração. Quão superficial ela é? No trânsito, pode ser até num engarrafamento, ouvindo uma musica relaxante, você tem o tempo necessário para a prática de respirações profundas.
Agora você está sentado em seu computador, enquanto você lê este artigo. Observe sua respiração. Quão superficial é?
A partir de agora respire profundamente.  Digamos que você comece a marcar o tempo.
Inspire profundamente e então prenda a respiração por aproximadamente cinco segundos. Depois expire todo o ar em aproximadamente cinco segundos. Lentamente, repita este processo pelo menos 10 vezes.
Benefícios
Depois de repetir várias vezes, como você se sente?
Você provavelmente se sentirá melhor. Por quê? Bem, se o seu foco mental está na sua respiração, depois de ter desligado o pensamento dos problemas à sua volta você coloca o seu foco em você mesmo. Isso é ajuda muito.
Além disso, o simples ato de respirar profundamente fundo ser um benefício físico exelente. Você vai se sentir melhor fisicamente pela respiração profunda e não superficial.
A deficiência de oxigênio está comprovadamente ligada a doenças graves, portanto a respiração profunda e consciente pode ajudar com no alívio da fadiga crônica, num processo de desintoxicação, nos casos de asma, alergias, ataques de pânico, vícios e depressão, só para citar alguns problemas.
Você está cético? Acha que não vai funcionar? Experimente nossa sugestão por três semanas durante pelo menos cinco minutos por dia. Na verdade, para torná-lo mais fácil de lembrar, porque não partilhar a ideia com os familiares, amigos ou associados.

Nenhum comentário: